26 de mai. de 2011

RESPONSABILIDADES

ABRAHAM SHAPIRO

Uma mãe chama insistentemente seu filho para se levantar, vestir-se e ir à escola. Era uma rotina, especialmente na temporada das provas.

"Eu estou doente", o filho grita de dentro do quarto.

"Você não está doente, não” – diz a mãe. “Levante-se logo. O tempo está passando e você vai se atrasar".

"Eu odeio a escola e não quero ir hoje", diz o filho. "Eu só tenho problemas lá. Todo mundo me critica, ninguém gosta de mim, e eu não tenho amigos. Além disso, tenho provas demais. Não me sinto nem um pouco animado para sair daqui, mãe".

"Desculpe-me, filho, mas você tem de ir", diz a mãe. "Pense bem. Nossos erros nos ensinam. Tente não levar as críticas para o lado pessoal. E eu não acredito que ninguém lhe goste. Você tem muitos amigos na escola. Além do mais, as provas podem ser muitas, mas todos nós somos provados na vida. Por isso, toda esta sua experiência na escola é útil... E tem mais, vê se você tem responsabilidade e se levanta logo, porque você é o diretor da escola e dará um péssimo exemplo chegando atrasado ao seu trabalho".

Se você já conhecia essa história, perdoe-me.

Na empresa, o nosso papel é atender. Atender sempre. Atender o tempo todo. Seja na situação interna – entre os vários departamentos que prestam serviços mútuos – ou externamente – quando os serviços se voltam para clientes – a responsabilidade de conhecer as expectativas daquele a quem servimos é inteiramente nossa... e ela deve ser inesquecível, inadiável... ocupando o primeiro lugar em tudo.

Quer entender? Responda à pergunta: “De que lado você quer estar?” Saiba então que responsabilidade é um estado de superação pessoal. Constante.

Responsabilidade. Ser responsável. Puxar para si.

Na empresa, tudo está por fazer. Tudo precisa ser feito o tempo todo para que a responsabilidade do atendimento seja atingida do modo mais eficaz possível. O processo não para nunca e nem conclui. Tal como um aluno tem a obrigação de sair da cama e levar a sério o seu desenvolvimento pessoal, assim também o diretor da escola deve encarar seus obstáculos e jamais reclamar de suas responsabilidades. Isto é o que produz respeito... e não o cargo em si!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473