17 de mai. de 2011

OPORTUNIDADES DE EMPREGO NAS REDES SOCIAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Pesquisa publicada pela britânica Human Resources Magazine demonstra que um grande número de recrutadores hoje usa as redes sociais como fonte para checar dados de candidatos a empregos. Com um detalhe. Das ferramentas pesquisadas, na hora de buscar talentos, o LinkedIn é a predileta dos recrutadores. Para quem não sabe, o LinkedIn é uma rede de perfis profissionais que já tem 3 milhões de usuários no Brasil e só no ano passado cresceu 428%.

Segundo a revista, 78% das empresas de seleção usaram a rede social no ano passado. Mesmo redes voltadas ao lazer, como o Facebook e o Orkut, já são monitoradas por consultorias e empresas em busca de candidatos.

A conclusão é que não basta se expôr na Internet. É preciso ter uma ótima exposição.

Seja pragmático. Observe uma regra simples: quando alguém aceita um colega de trabalho ou cliente como "amigo" no Facebook, o uso já não é mais pessoal somente. Com 500 amigos, o Facebook deixa de ser um fórum intimista e passa a refletir algum tipo de estratégia profissional. Nessas condições, sua página se tornou uma vitrine profissional.

Então pense duas vezes antes de dar uma opinião, de emitir uma impressão ou de publicar vídeos, piadas e fotos. O que é jocoso e engraçado para você, pode ser ofensivo para os outros.No mundo do “tempo real”, uma opinião pode ser mal interpretada ou ter uma repercussão nunca antes imaginada. E como sempre, vale o que os outros interpretam.

Não seja ingênuo.

A dica é simples: diferencie as situações meramente sociais das profissionais. Não misture. Você só tem a ganhar com comportamentos que reflitam discernimento e inteligência.

Pense em todas as consequências positivas e negativas possíveis antes de se exprimir publicamente. E jamais... JAMAIS despreze aquela máxima enervante e implacável, porém, realista e clara do mundo corporativo: “Amigos, amigos; negócios à parte”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473