27 de out. de 2008

FUNCIONÁRIOS BOMBA RELÓGIO - QUEM SÃO E COMO EVITAR

ABRAHAM SHAPIRO

Todos nós vemos na TV histórias sobre ex-funcionários malucos, nos Estados Unidos, que retornam ao escritório onde trabalhavam e matam meia dúzia de ex-colegas.

Você acha impossível acontecer algo do gênero no seu trabalho?

Segundo Harry Levinson, do Levinson Institute, a violência nos ambiente de trabalho é bem mais comum do que se imagina.Ela pode ser detonada por qualquer simples contrariedade – um relatório de desempenho desfavorável, demissão ou uma promoção perdida.

Além da violência física, há o perigo de destruição de bens de valor do escritório. De repente, aparece um computador queimado, a rede interna sai fora do ar inexplicavelmente, além de outros problemas complexos como a aparição de um fiscal de qualquer área pública.

Existem alguns sinais de advertência que podem ser observados no funcionário.

1. Seu comportamento muda significativamente de uma hora para outra.

2. Ele começa a falar sobre violência.

3. Faz menção de planos misteriosos ou ameaças que vão solucionar seus problemas e problemas de outros colegas.

Como você, sendo um gerente, deve lidar com o funcionário "bomba-relógio" em potencial? Forneendo um feedback honesto periodicamente aos seus funcionários. Não os surpreenda. No momento da conversa, faça uma breve narrativa das qualidades e possíveis defeitos que eles apresentam em seu desempenho. Após isto, dê o suporte de que necessitam também. Quando for preciso comunicar alguma notícia desagradável, faça-o de forma a ferir o mínimo possível a auto-estima de cada um.

Faça a eles o que você gostaria que fizessem a você e assim, poderá livrar a sua pele e a de outros inocentes de reações inesperadas ou de alto risco emocional.

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Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br