13 de out. de 2008

DO IT YOURSELF - FAÇA VOCÊ MESMO

ABRAHAM SHAPIRO

FAÇA VOCÊ MESMO é uma expressão que vem do inglês DO IT YOURSELF e refere-se à prática de fabricar ou reparar uma coisa por conta própria em vez de comprar ou pagar por um trabalho profissional.

Foi nos anos 70 que a proposta se tornou popular. Ela nasceu associada a movimentos anti-consumistas que rejeitavam à idéia que um indivíduo deve sempre comprar de outras pessoas as coisas que deseja ou necessita.

Interessante é que a coisa funcionou ao contrário. O FAÇA VOCÊ MESMO ocasionou o surgimento de um novo e poderoso mercado. As pessoas começaram a aprender marcenaria e outras tantas artes manuais ou que utilizassem pequenas ferramentas e, assim, desenvolveram habilidades como hobby em suas horas de lazer. Grandes redes de lojas acabaram surgindo nos Estados Unidos e em outros países para suprir os aficcionados pela nova onda.

O FAÇA VOCÊ MESMO, concebido como princípio ou ética, questiona o suposto monopólio das técnicas por especialistas e estimula a capacidade de pessoas não-especializadas aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente julgam serem capazes - algo útil e que, em vários casos, transforma a vida de pessoas, começando com pequenos reparos ou montagens em suas casas, e depois descobrem talentos que se tornam grandes negócios.

Pense bem nisto. Você certamente possui alguma habilidade interessante. Explorá-la em busca de libertar-se do estresse da vida atribulada do dia-a-dia pode ser uma grande idéia. É só não ter medo nem preguiça. Esse é o tipo de coisa que nunca tem como dar errado.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br