10 de out. de 2008

SR. GERENTE, NÃO DEIXE AS TAREFAS NO AR!

ABRAHAM SHAPIRO

Você já observou que existe uma certa tendência de deixar as coisas no ar? Refiro-me à conclusão das idéias ou das tarefas.

O gerente chega, distribui deveres entre seu pessoal, define isso ou aquilo, e depois... E depois? Qual foi o resultado? Houve dificuldades? A tarefa foi realizada? O objetivo foi atingido?

Todos os dias me deparo com gerentes que não acompanham o andamento das suas ordens. As explicações são muitas. Mas a verdade é que quase todos acabam se envolvendo com um mundo de outras coisas e esquecem de monitorar o que foi ordenado.

Do jeito que as coisas estão em termos de qualidade, ninguém mais pode se dar ao luxo de não ter o trabalho bem organizado, e deve achar tempo para tudo: das prioridades "zero" ao monitoramento da mais simples tarefa que é passada. Tudo tem valor.

Para evitar esta típica paralisia na sua equipe, aqui vão alguns conselhos simples e exeqüíveis:

1)Esteja aberto às opiniões do seu pessoal – eles querem participar das idéias e, se possível, das decisões com a prática que estão adquirindo.

2)No momento em que a tarefa estiver estabelecida, passe para a etapa mais importante, isto é, abra a sua agenda e pergunte: "Para quando vocês acham que pode terminar?" Quero dizer: force cada membro de seu pessoal a trabalhar com uma data final para tudo. Sem uma data, eles farão quando sentirem vontade, e não é para isso que você os mantém em seu time, certo?

3)Não se esqueça de disponibilizar um horário para eles tirarem possíveis dúvidas. Elas sempre aparecem, você sabe.

4)Finalmente: quando a data marcada chegar, cobre rigorosament. E aproveite para avaliar o desempenho de cada um - observe a dedicação, a objetividade e a presteza em ver a tarefa cumprida.

Nenhum bom líder deixa tarefas no ar! Para ele, tudo faz muita diferença !!!

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br