16 de out. de 2008

CARTA ABERTA A TODAS EMPRESAS NOS DIAS DA CRISE ECONÔMICA GLOBAL DE 2008


Prezados Amigos Empresários, Diretores, Gerentes, Líderes empresariais e Colaboradores de empresas de todos os portes.

Todos estamos apreensivos em relação à situação da economia mundial e gostaríamos de saber de imediato como agir. Mas não é fácil.

Nesta hora, experiências passadas, história e temor da realidade desconhecida se cruzam nas nossas mentes. Esta mistura tem o poder de determinar as atitudes que tomaremos doravante.

Que temos de poupar recursos, isto não é novidade. Que devemos analisar bem cada despesa e conter aquelas que não trarão resultados positivos, é óbvio. Não devíamos agir assim apenas em horas difíceis, mas sempre. Bons gestores fazem isso o tempo todo.

O que me preocupa é o medo. Sob medo, podemos fazer grandes besteiras.

Muitos dos que se dizem prudentes e optam pela retração ou pela espera "até que as coisas clareiem", querem somente resguardar para si o posicionamento cômodo de dizer amanhã: "Eu não disse?"

Por favor, responda: Quem precisa de gente assim? Isto é o melhor modo de ser inútil e imprestável.

A maior de todas as besteiras é confundir conceitos, perder a clareza e, com isso, deixar passar oportunidades maravilhosas.

O que estamos vendo? Trilhões de dólares não fazem a menor diferença no contexto mundial. Isso tem um significado. A crise não é só de dinheiro. É de confiança. Portanto, o maior patrimônio que uma empresa pode ter, nesta hora, é "ser confiável".

Uma excelente estratégia é investir :

1) na força da marca,

2) nas competências técnicas e comerciais,

3) acima de tudo, na capacidade de realizar bons negócios - sob benefícios reais, clareza, honestidade e transparência.

Se sua empresa tem uma história limpa, se o seu pessoal tem experiência e vivência, concentre todos os esforços em conquistar novas frentes do mercado. Explore conhecimento, relacionamentos, habilidades, e "esprema bem" tudo isso em favor de suprir o caixa utilizando estes princípios táticos.

Tudo isso pode e deve ser feito em meio aos rumores e negativismo de uma crise que, se é que existe, está pressionando muito mais aqueles que se acovardam. É tempo de luta e não de covardia.

Na vida, as possibilidades são infinitas. Feliz de quem enxergar isto e pautar também os negócios por esta via.

Posso garantir que, se nos concentrarmos em PÔR EM PRÁTICA tudo o que sabemos e devemos fazer, não sofreremos nada do que tememos. Ao contrário. Teremos aproveitado a grande chance que se nos abre hoje. No final, haveremos de ter crescido... ou na pior hipótese: de sairmos de tudo isso mais fortes.

Confiantemente

Abraham Shapiro


______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br