24 de out. de 2008

EM TEMPOS DE QUEBRA NAS BOLSAS

ABRAHAM SHAPIRO

Em tempos de quebra nas bolsas de valores, eu lhes apresento o Maurício. Ele aprendeu a investir no mercado de capitais e começou a ganhar muito dinheiro – mais do que na sua empresa.

O tempo foi passando, e o Maurício, fascinado com o ganho que sua visão pessoal erroneamente desenvolveu das bolsas como um jogo, fazia discursos sobre estas vantagens não só para os amigos. Explosivo e temperamental, o Maurício dizia tolices contra seus funcionários nas horas de nervosismo: "Qualquer hora eu fecho essa droga de empresa e invisto tudo em ações. Aí eu vou ganhar dinheiro sem sair de casa!"

Ele acreditava, mesmo, que um dia ficaria nas Bahamas, tomando sol na praia e cuidando de ações pelo lap-top.

Bem, não tardou para chegar a tal da volatilidade e o Maurício, acostumado com o ganha-ganha, viu suas ações despencarem ladeira abaixo. Perdeu um bom dinheiro. E baixou a crista!

Agora, está murchinho. Voltou a trabalhar, precisa se esforçar muito para recuperar clientes perdidos e fatias de mercado abocanhadas por concorrentes mais espertos... e menos arrogantes.

Ele se esqueceu que funcionário é como soldado: ou você o lembra todas as horas da missão que deve cumprir e o mantém de moral elevado, ou na hora da batalha, ele se entrega ao mais medíocre dos inimigos.

Agora que a viola está em caco, a bolsa quebrada e a empresa em maus lençóis, com qual dos funcionários ele poderá contar? Quem sempre achou que sabia ganhar muito bem, agora perde de todos os lados!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br