4 de out. de 2008

SER FELIZ OU TER RAZÃO?

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi uma mensagem via e-mail com o seguinte conteúdo:

São oito da noite. Numa avenida movimentada de S. Paulo um casal, já atrasado para o jantar na casa de amigos, começa a se estressar. O endereço para onde vão é novo e ela consultou o mapa antes de sair. O marido está dirigindo, mas é a mulher quem orienta. Ela pede para que vire na próxima rua à esquerda. Ele está certo de que é à direita. Os dois discutem. Percebendo que além de atrasados poderiam acabar mal-humorados, a esposa abre mão de sua convicção e deixa que o marido decida. Ele vira à direita. É quando percebe que está errado.

Embora com dificuldade, ele admite que enganou-se. Ela sorri e diz que não há problema algum se chegarem atrasados. Alguns minutos passam e agora ele pergunta:

- Se você tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, porque não insistiu mais?

Ao que ela responde:

- Entre ter razão e ser feliz, eu preferi ser feliz. Estávamos à beira de uma briga e, se eu teimasse, teríamos estragado nossa noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Quanta energia gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de estarmos ou não certos em nosso posicionamento. Você quer ser feliz ou ter razão?

Há um ditado que diz: "Não se justifique em nenhuma circunstância. Os seus amigos não precisam; e os seus inimigos não acreditarão".
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br