23 de out. de 2008

FLORÊNCIO: UM VENDEDOR CAMPEÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Ficar concentrado é difícil. Fácil é pensar em coisas que proporcionam conforto momentâneo, prazer, comodismo ou sensação de tranqüilidade.

Um dos piores vendedores que conheci certa vez, o Florêncio, tornou-se um campeão de vendas graças ao princípio prático de não desconectar a atenção de nenhum dos seus atendimentos. A cada visita que fazia observava tudo: o que dava certo, o que dava errado, o que despertava mais a curiosidade do cliente e todos os comportamentos que resultavam da apresentação de venda. Ao sair dali, ele anotava as principais observações que mereciam ser lembradas. As dúvidas eram discutidas com seu gerente.

Assim, ele foi subindo até tornar-se o melhor de todos os vendedores da empresa.

Já no topo dos resultados de sua equipe, eu perguntei ao Florêncio o que fez para mudar tanto o seu desempenho. Ele deu o seu testemunho ilustrando com um belo exemplo:

"Quando dirijo meu carro, manter a atenção permanente é o que me ajuda a evitar acidentes. Se eu tiver que rodar uma ou quatro horas seguidas, devo ficar atento o tempo todo. Um segundo pode ser fatal. Eu descobri que no trabalho é o mesmo. Só quem tem a consciência ligada em tudo o que está ocorrendo é que consegue aprender os segredos profissionais mais importantes. Só assim os defeitos começam a se converter em qualidades e as carências são supridas. Livros, cursos, palestras não fazem ninguém vitoriosos. Quem quer vencer precisa submeter suas fraquezas a uma vontade imperiosa de melhorar e, em seguida, agir. O começo é difícil - parece impossível. Mas tudo vai sendo superado pela determinação. A atitude é que libera a energia necessária para mudar. O que passar disso, não funciona. Sabe porquê? Por que é só conversa fiada e ilusão!"

Parabéns, Florêncio. O maior vencedor é aquele que venceu a si mesmo!
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br