16 de out. de 2008

LIVRANDO-SE DE COISAS INÚTEIS

ABRAHAM SHAPIRO

Conversa entre um empregado e o seu gerente:

- Chefe, nossos arquivos estão superlotados, posso jogar fora os que têm mais de 10 anos?

- Sim – responde o chefe – mas não esquece de fazer cópia de todos eles!

O que acontece com aquelas pessoas que, de tão apegadas, não conseguem se desfazer de estranhos objetos ou de papéis acumulados?

Já observou isso? Elas vão guardando coisas inúteis e, ao entrar e sair do ambiente, seus olhos já nem vêem mais as estantes desordenadas e as gavetas entupidas de besteiras. Talvez não estejam conscientes de que isto é uma séria sobrecarga para suas almas.

Este comportamento revela uma sensação implícita de fraqueza que não só está contaminando o ambiente como outras áreas da vida nas quais as pessoas teriam um rendimento muito maior.

Juntar coisas sem utilidade é uma atitude que freia o desenvolvimento pessoal. As pessoas as guardam porque estão ligadas a lembranças. Elas - estas pessoas - estão presas ao passado. Por isso, só conseguirão sentir-se livres se as velharias deixarem seu lugar.

Se você vive este problema em sua vida, o que fazer, então?

A coisa mais importante é pensar, com gratidão, nas pessoas que estão ligadas a estes objetos. Para cada pessoa, guarde uma peça de lembrança particularmente bonita ou significativa. Dê o resto para os outros. Mas livre-se realmente do excesso de coisas sem sentido.

Pense em termos de que, abrindo espaço para objetos novos, você terá mais espaço para receber o futuro em sua vida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br