17 de out. de 2008

PARA QUANDO VOCÊ COMETER ERROS

ABRAHAM SHAPIRO

Um caso real. O gerente fez um levantamento interno e descobriu uma série de erros de um determinado funcionário. Chamou-o em sua sala e tocou no assunto.

Calculando que o chefe soubesse apenas aquele que ele acreditava ser o erro mais grave, o funcionário confessou-o, mas omitiu todos os demais.

O gerente procedeu sua demissão sumária e fez questão de esclarecer que não se tratava de uma punição pelas falhas de que já tinha pleno conhecimento através de uma auditoria interna, mas sim de uma ruptura na relação de confiança entre os dois.

O que podemos aprender disso?

Em todas ocasiões que você cometer falhas, o correto é ser claro e não reter informações com quem fizer parte de seu relacionamento. Isto também se aplica so trabalho.

Hoje em dia, as empresas têm mecanismos intensos - sim, intensos - e quase perfeitos de acompanhamento das atividades dos empregados. Por isso, antecipe-se às condutas de praxe adotadas, pois, com este comportamento você estará resguardando sua confiabilidade pessoal e profissional.

Ao expor apenas parte de seus erros, você denota subestimação da inteligência das pessoas. Isto romperá o elo entre você e elas. Confiança é o combustível de todas as relações e, portanto, não se deve pô-la em risco em circunstância alguma.

No entanto, caso você tenha a atitude correta de expor a situação claramente a seu líder, o próximo passo é traçar um plano real e exeqüível de correção. Pedir desculpas pode até ser desnecessário frente a uma boa e prática análise de como você pretende superar suas fraquezas e enquadrar sua conduta aos padrões esperados.

Mas seja prático! Fale de coisas concretas e que darão resultado. Não vá pelo caminho de frisar suas sempre inúteis boas intenções. Observe que, no blá blá blá, todo mundo que erra tem justificativas e isenções racionalizadas. Uma delas é a velha e inócua "eu não tive a intenção de errar". Por isso, o inferno está cheio de boas intenções. Você já errou - não importa a intenção que tinha. A partir de agora, só lhe resta ajustar-se.

Caso precise de ajuda, peça! Agora é a melhor hora. Nem seu chefe e nem ninguém a negarão pois você deu provas de que é confiável e interessa-se por reagir positivamente.

Errar é humano. O problema está em julgar-se inteligente demais e pressupor que todos os outros são tolos.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br