27 de out. de 2008

COMO MEDIR A EFICIÊNCIA DE TREINAMENTOS EMPRESARIAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Ninguém deve promover treinamentos na empresa só por dever ou para usá-los como argumento quando os funcionários pedem aumento salarial.

Treinar é preciso. Treinar é uma necessidade fundamental para se alcançar excelência. Estes motivos já são suficientes para se cuidar bem de todos os critérios pelos quais se contrata uma consultoria externa.

Ao final de cada ação de treinamento de pessoas, por exemplo, é importante fazer um levantamento junto de cada participante com o objetivo de serem medidos cinco quesitos essenciais:

1º. O tema em si e o aproveitamento do tempo dedicado

2º. A metodologia utilizada pelo orientador:

3º. Os recursos empregados – filmes, dinâmica de grupo, etc

4º. A aplicabilidade prática do tema na vida profissional do participante

5º. O desempenho do orientador na função que ele assumiu

É claro que também será interessante o orientador medir o aproveitamento que a equipe treinada conseguiu ter.

Juntando-se todos estes elementos, é possível manter um registro estatístico simples sobre cada atividade de treinamento, assim como do desempenho das pessoas ao longo de programas de temas seqüenciais, como acontece com liderança, por exemplo.

A razão para tudo isso é uma só: falar é fácil. Todo consultor diz que faz isso e aquilo, promete e se compromete. Infelizmente, nem sempre os resultados são alcançados conforme o projeto que propõem.

Se a sua organização ainda não adota um sistema de avaliação, implante um. Use-o para discutir os resultados obtidos versus metas esperadas. Você verá que este é um modo respeitável de mostrar que sua empresa preza pelas pessoas, mas se importa com os investimentos que faz nelas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br