29 de out. de 2008

CRISES - COMO VENCER

ABRAHAM SHAPIRO

Uma crise enorme está tomando conta de todo o mundo. Os analistas são unânimes em afirmar que nunca houve nada igual.

Empresários e amigos me perguntam como reagir a ela.

Minha resposta nada genial é conservadora: não faça nada diferente daquilo que todas as pessoas prudentes fazem com crise ou sem crise – economizar, fazer caixa e não depender de recursos de terceiros.

Não expanda seus negócios rapidamente. Com pressa o risco é grande. Maior ainda em tempos difíceis.

Não invista tudo o que você pretendia até pouco tempo atrás. O negócio pode crescer, é claro. Mas, ao mesmo tempo, pode causar a você, pessoa física, um período de dificuldades e de arrocho financeiro. Portanto, pense e repense. Muitos faliram por terem "olhos grandes"... e fazer dívidas maiores ainda!

Dê a você mesmo e à sua empresa tempo para construção de bases sólidas.

Desenvolva o senso de prosperidade. Para isto, concentre-se nos sucessos já obtidos. Faça uma lista de todos os seus bens, posses, poupança e dinheiro. Você vai descobrir que é mais rico do que pensava.

Tire as devidas lições da falta de sucesso. Elas não são menos importantes que o sucesso para o seu desenvolvimento.

Não repita os mesmos erros vez após outra. Para quê punir a si mesmo? Errar não é crime. Importante é aprender com os erros e corrigi-los.

Cresça com suas experiências próprias e, mais ainda, com as experiências dos outros.

Observe estes princípios básicos e, mais que vencer esta crise e todas as outras que ainda virão, você irá vencer algo muito pior: suas próprias loucuras e desejos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br