21 de out. de 2008

PORQUE AS PESSOAS MENTEM?

ABRAHAM SHAPIRO

As crianças usam a mentira como solução para vários de seus problemas. E quando o ambiente em que vivem é repressivo e punitivo, essa "técnica" começa a se enraizar como a melhor de todas as possibilidades. Um sério perigo.

Nas últimas décadas, os adolescentes e jovens ficaram mais e mais expostos a novas formas de entretenimento fora de casa. Para conseguirem se livrar das regras domésticas, muitos deles criam histórias hipotéticas com grande poder de persuasão. Eles as empregam como argumentos para convencer os pais. Quando conseguem, têm diante de si a confirmação do quanto é importante negociar necessidades através da mentira, da fantasia e da omissão.

Não é meu objetivo discutir a quem cabe a culpa, mas apenas sugerir uma maneira simples de auxiliar quem quer que esteja metido nisto.

A verdade é que só há prejuízos na mentira. Este pode ser um pensamento importante. Mas não é bastante para convencer um mentiroso a demover-se de seu vício. Mesmo pagando um preço alto demais pela mentira ou omissão, o problema da mentira reside em seguir crendo que é possível vencer usando-a como "arma" ou "ferramenta". Portanto, a primeira coisa a fazer é mexer nesta crença até mudá-la por completo.

Como nasce um mentiroso? De várias situações. Ele pode ter recebido ordens dos pais para dizer que não estavam em casa quando alguém lhes procurou. Pode ter visto a família posar para um quadro de "família feliz", quando todos sabiam não existir prego no mundo capaz de sustentar o quadro na parede.

Na seqüência, o mentiroso vai para o trabalho. Lá, ele sempre se depara com dois pólos. De um lado, uma atitude que ele tenha cometido em contrariedade a alguma regra. Do outro, as advertências e punições criadas por um patrão boçal e iracundo, culminando com o risco iminente de perder o emprego. Qual a solução? Não é preciso pensar muito. Uma mentira bem contada.

Não tarda para chegar o casamento e, assim, a desgraça se completa em toda a vida.

As pessoas mentem porque crêem que irão proteger sua imagem íntegra e coerente diante dos demais. Passado um tempo, porém, a mentira é descoberta. E os efeitos? Contrário ao que se pretendia: uma imagem desintegrada e enfraquecida. No entanto, quem deseja integridade, opta pela verdade - aí está uma incoerência. Em resumo: perda total!

O que fazer a respeito? Quando tiver de falar a verdade numa circunstância desfavorável onde exista a tendência natural de omissão ou mentira, levante a cabeça, confie em D-us e fale a verdade.

Aja concretamente a respeito, mas aja. Fuja das intenções, apenas. Faça a opção por não mentir. Você poderá ter prejuízos imediatos. Mas no médio e longo prazos, a recompensa será a satisfação pelo seu valoroso esforço.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br