3 de out. de 2008

É A HORA DAS MULHERES

ABRAHAM SHAPIRO

Dona Sandra, uma copeira, estava acabando a arrumação da sala de reuniões onde eu passaria o dia todo reunido com os diretores de uma empresa onde dou consultoria. Assim que entrei, eu disse a ela: "Hoje é sexta-feira, que bom que amanhã é dia de descanso". Ela sorriu e me respondeu: "Não para mim, Sr Shapiro. Amanhã o dia inteiro, assim como todas as noites após o expediente, eu tenho toda minha casa para arrumar, roupas para lavar e passar, e se eu não fizer, o senhor já sabe".

Eu concordei. Depois fiquei pensando: Como é que ela consegue fazer tudo isso?

Tempo é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de amanhã. Isto me faz perceber e entender que o futuro pertence aos líderes que conseguem fazer uma dúzia de coisas simultaneamente. E quem é ele? Acho que a pergunta não é bem essa. É melhor pensar em termos de: "quem é ela?"

Não se assuste. “Quem consegue administrar uma porção de coisas ao mesmo tempo? Quem mais se atém a detalhes? Quem dá solução a todo tipo de problema? Quem faz mais perguntas? Quem ouve melhor? Quem encoraja a harmonia? Quem trabalha com uma lista imensa de coisas para fazer e as faz bem? Quem é melhor em se manter ligada nas outras pessoas? Bem, a resposta mais inteligente para todas estas perguntas só pode ser: "uma pessoa de mil ofícios!" E esta é a mulher.

Chega de desculpas. Chegou a hora de chamar as mulheres para ocuparem a liderança! Nós, homens, temos muito que aprender com elas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br