28 de out. de 2008

CRISE ECONÔMICA - CUIDE DO SEU PODER DE DECISÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Falando em crise econômica mundial, vai aqui um conselho muito importante: renuncie à mania por notícias, geralmente notícias ruins.

Eleve-se às lavagens cerebrais diárias a que os meios de comunicação podem nos submeter – tragédias, assassinatos, roubos, catástrofes e outros. Para quê você precisa envolver-se diariamente com tudo isso?

Se você puder fazer algo para melhorar a situação, faça. Mas, ao invés de absorver o veneno da comunicação é preferível encher a alma de luz, de bondade e de sabedoria. Concentre-se em coisas boas.

O professor Nouriel Roubini, da Escola de Negócios Stern, da Universidade de Nova York, disse que alcançamos uma situação de puro pânico como resultado desta crise mundial.

Para o professor, o risco sistêmico tornou-se cada vez maior. E ele sugere que os mercados sejam fechados por uma semana ou duas a fim de que o medo seja vencido e as pessoas possam analisar a situação racionalmente.

Roubini aconselhou os investidores a ficarem longe de ativos de risco e a manterem seu dinheiro em "cash".

Portanto, é hora de todos nós sermos parcimoniosos e agir com a cabeça fresca. Nada de imaginar que tudo vai terminar em desgraça.

Se a sua situação está difícil, lembre-se que o mesmo está acontecendo com o mundo todo e, por isso, é necessário ter paciência e bom senso na hora de agir.

Planeje-se e pratique o que for possível. O que não for, espere até que o momento certo chegue. Só não se desespere. Tenha lucidez e calma para pensar e tomar atitudes.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br