22 de out. de 2008

VOCÊ DÁ VALOR AO QUE JÁ TEM?

ABRAHAM SHAPIRO

Há pessoas que não dão valor ao que já têm disponível para si e preferem sair em busca de satisfazer suas necessidades em lugares pobres e inferiores ao que elas vivem.

São tantas as circunstâncias em que isto acontece no dia-a-dia que falar a respeito é repetição desnecessária. Mas não deixa de ser uma grande lição. E, portanto, refletir a respeito poderá ajudar alguém a decidir melhor.

Bach é um bom exemplo desta situação. Quem não conhece o grande Johann Sebastian Bach – o brilhante músico alemão do século XVII, autor do "Cravo Bem-Temperado", inúmeras cantatas e peças instrumentais?

Bach teve muitos filhos e filhas. É curioso notar que alguns deles foram músicos talentosos e famosos – verdadeiros pilares da história da arte. Outros não. O que chama real atenção nesta família é que, os filhos que admiravam o pai e o tiveram como mestre, se notabilizaram muito em suas carreiras. Já os que procuraram outros professores por não reconhecerem a sabedoria do pai – que, de fato, não tinha grande projeção e destaque em seu tempo – foram medíocres e seus nomes figuram na biografia do pai como filhos, apenas.

Uma bela confirmação da história do homem que deixava de colher as doces laranjas que cresciam junto à porta de sua casa por preferir arriscar-se subindo numa escada para apanhar os frutos azedos de uma laranjeira no meio de uma floresta distante.

Pensando bem, fazer o que? O mundo é um lugar bom. Há espaço até para quem gosta de laranja azeda! Mas isto não garante que não terão dor de barriga.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br