6 de mai. de 2008

TÉCNICOS DE FUTEBOL E GERENTES

ABRAHAM SHAPIRO

Você é um gerente? Então o que você faz parece-se muito com o que executa um técnico de time de futebol. Você já viu técnico jogando? Nunca.

O técnico é aquele profissional que conhece muito bem as táticas de entrosamento do time e que treina os jogadores para que tenham as melhores condições para jogarem bem e, por este caminho, com a força da equipe, alcançarem o objetivo maior: a vitória.

O técnico permanece o tempo todo fora do campo, muitas vezes usando roupa social, num local desde onde seja possível enxergar todos os jogadores. Daquele lugar ele grita o tempo todo transmitindo as instruções para os jogadores.

Ocorre que os jogadores geralmente têm visão muito restrita da partida. Eles mal conseguem ver os adversários mais próximos e estão preocupados em abrir caminho para a bola chegar ao gol adversário.

O técnico vê o campo inteiro. E como ele tem conhecimento para entender rapidamente o que os adversários estão tramando, ele dá orientações corretas para o seu time não se confundir e agir rápido.

Um gerente precisa ter visão. Ele não atua do mesmo modo que os seus subordinados. Seu papel é diferente. Ele deve saber instruí-los para que sejam uma equipe bem ajustada - cada um desempenhando sua função do modo correto.

Se você é gerente, uma das coisas importantes para o seu sucesso é ter tempo para ver ... e para pensar. E isso você não consegue enquanto atua da mesma forma que os membros de sua equipe. Não será com você jogando que o time terá o melhor de você. Ao contrário. Você deve buscar o melhor ângulo externo para discernir rapidamente a integração de sua equipe e ajudá-la a obter resultados.

Se o seu tempo está mal administrado, é hora de saber que é preciso arrumar momentos para fazer análises e para se planejar. Só assim você será melhor líder do que tem sido.

Cuide bem de seus minutos, e assim, a qualidade de suas horas e dias estará garantida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473