9 de mai. de 2008

QUER OUVIR BEM? SIGA ESTA RECEITA

ABRAHAM SHAPIRO

"Sempre que alguém começava a me dizer algo, eu já tinha uma opinião formada a respeito. Já havia decidido meu posicionamento sem nem mesmo escutar a história que me era contada".

Esta é a narrativa típica de alguém que não sabe ouvir. Na verdade, a descrição dos principais sintomas desta grave doença social.

É difícil conviver com pessoas que não sabem ouvir. Pior é quando esta pessoa somos nós.

Eu já sofri deste mal. O que fiz para me curar? Adotei uma rígida disciplina pessoal. Primeiro: ouvir com a intenção de entender. Segundo: só depois de ouvir, pensar na resposta.

Isto me fez mais eficiente nas conversas e até melhorou meus relacionamentos.

Fico imaginando quantos profissionais deixam de alcançar marcos importantes em suas carreiras apenas por não saberem ouvir.

Se você faz outras coisa enquanto alguém está falando, ou, fica com a cabeça em outro lugar, finge ouvir para depois fazer comentários já prontos, ou, ainda, fica ansioso esperando uma pausa para dar uma resposta que já está na ponta da língua, VOCÊ É UM PÉSSIMO OUVINTE.

Comece a mudar. Quem despreza o que outros dizem, acaba sendo visto como arrogante.
Procure não interromper quem está falando. Se tiver que fazer perguntas, pergunte e depois fique quieto. Concentre-se nas respostas que chegam e não nos seus pensamentos.

Ouvir é muito mais que simplesmente escutar. É um estágio elevado de inteligência. Você só ouve bem quando processa e entende o que escuta.

Há muitos segredos para se tornar um bom ouvinte. Mas aquele que engloba todos eles é: cale a boca.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473