8 de mai. de 2008

COMO POUPAR DINHEIRO

ABRAHAM SHAPIRO

Poupar dinheiro tem tudo a ver com bons hábitos. Se você olhar para os seus próprios hábitos de consumo, irá encontrar alguns gastos que podem ser tranqüilamente reduzidos ou eliminados. Mas, talvez você ache difícil pôr isto em prática. É claro. Por ser um hábito, temos a impressão de que não conseguiremos mudá-lo nunca. O problema com os hábitos é que muitos deles nos escravizam e nos impedem de sermos melhores.

Mas a liberdade depende de nossa vontade forte e sincera.

Imagine-se, por exemplo, reservando 10% de cada gasto que sai de seu bolso. Você acha impossível economizar estes 10%?

Você pode começar fazendo uma lista de cada uma das despesas que você realiza periodicamente. Em seguida, selecione as necessárias de modo que a soma total não ultrapasse 90% de seus rendimentos. Cancele os demais gastos e considere-os como uma parte da grande enxurrada daqueles desejos que não podem ser satisfeitos.

O mais importante é não sinta remorso por isso.

Depois deste orçamento das despesas imprescindíveis, o próximo passo é não tocar naqueles 10% reservados. Faça algum tipo de investimento seguro e deixe-os engordar numa poupança.

Encare o crescimento de suas economias como um belo e próspero propósito de vida. Procure trabalhar com o orçamento estabelecido ajustando-o de modo que funcione em seu favor. Mês a mês você fará dele um colaborador na defesa de suas crescentes reservas.

Quem gasta tudo o que ganha, vive preocupado e desequilibrado. Mas quem tem o hábito da poupança, mesmo no pouco, tem uma boa imagem de si mesmo e vive mais tranquilo como resultado de seu esforço.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473