16 de mai. de 2008

NO MODO DE FALAR ACHA-SE A MAIOR PARTE DO VALOR DO QUE SE FALA

ABRAHAM SHAPIRO

Há poucos dias, fui solicitado a ouvir um problema sério vivido por um engenheiro em seu ambiente de trabalho. Ele me disse: “Eu não consigo fazer com que as pessoas me ouçam. Por mais que eu insista, tenho a impressão de que estão todos contra mim. Meu papel é mostrar as falhas de cada um, a fim de que alcance os objetivos de nossa produção”.

Respondi com uma pergunta: “De que forma você se comunica com eles?”. E ele confessou: “Eu aponto falhas para que eles as corrijam. É isso o que devo fazer”.

Naquele momento, eu me lembrei da física, e usando linguagem técnica, mostrei àquele aflito profissional que quando duas forças de igual intensidade aplicadas em sentidos cruzados sobre um bloco - digamos: uma para norte e a outra para leste - forem suficientes para destacá-lo do chão, elas irão deslocar este corpo para um terceiro sentido, ou seja, a nordeste, bastante diferente do sentido das duas forças inicialmente aplicadas. Assim também a comunicação não se compõe apenas do conteúdo. Ela depende de uma segunda componente: o modo como se comunica. Portanto, boa comunicação é resultado “do que se fala” e “do modo como se fala”. Não somente um ou somente outro, mas dos dois.

Não foi só a física que me ensinou esta lição. Na verdade, meus professores foram comerciantes experientes. Eles me mostraram que, conforme o jeito de falar, é perfeitamente possível agregar altíssimo valor a mercadorias baratas. E também o contrário.

Nesta vida, tudo é um processo de venda. Estamos o tempo todo expondo nossas idéias como mercadorias – criadas e fabricados em nosso cérebro, mas apresentadas aos potenciais compradores através de nossas palavras.

Se tivermos o cuidado de escolher as expressões certas e o tom correto, o valor será incalculável. Do contrário, grandes pensamentos acabarão como o Rei Salomão dizia: “um colar de pérolas no pescoço de um porco” – sujos, desprezados e sem nenhum valor.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473