19 de mai. de 2008

SEU VALOR É VOCÊ QUEM CONSTRÓI

ABRAHAM SHAPIRO

Você está num escritório? Numa fábrica? Num mercado? Se o seu patrão pudesse fazer o negócio andar sem funcionários, ele faria. Mas ele precisa das pessoas. Elas é quem fazem as coisas irem para frente. Elas fazem o que é útil para a empresa.

É um tanto complicado pensar em si mesmo como engrenagem de uma máquina. Mas esta é a melhor metáfora das pessoas na empresa. E quando uma engrenagem não funciona bem, ela deve ser trocada. Sua permanência compromete todo o processo e as demais engrenagens.

Quanto você vale? Quem é que determina o seu valor de mercado? É você mesmo!!!

Por esta razão única, da próxima vez que você quiser pedir aumento de salário, pergunte-se, antes, o que você tem feito para melhorar o seu valor e justificar o aumento desejado.

A responsabilidade é sua. Você é quem deve construir o preço que vale. Esta realidade se amplia muito com pessoas em cargos de liderança. Certamente você conhece algum bom gerente, que conduz a equipe da maneira como deseja, atingindo metas e evitando crises. Veja o que esse gerente tem de bom. Depois copie.

E há mais alguns pontos a serem observados. Seu cabelo, roupas, sapatos, caneta e outros acessórios dizem mais a seu respeito do que qualquer outra coisa.

Lembra-se daquele ditado: “a primeira impressão é a que fica"? Pequenos detalhes - como uma camisa bonita, mas com o colarinho gasto, ou uma gravata do tipo que só o cantor Falcão usaria - podem acabar sumariamente com a sua imagem. Você tenta comunicar algo a alguém, e a pessoa só presta atenção na bendita gravata.

Revise-se e acrescente valor a sua imagem. Porém, não se esqueça de também melhorar seu conteúdo. É um investimento para sempre... e, na verdade, o que rende os mais altos dividendos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473