31 de mai. de 2008

LIÇÃO DE CONVIVÊNCIA E RELACIONAMENTO HUMANO

ABRAHAM SHAPIRO

Vejo pessoas errando na escolha do modo de tratar um determinado problema por identificarem apenas duas maneiras polarizadas de agir: extremamente negativa ou extremamente positiva. Nos relacionamentos isto pode ser fatal.

O bom observador verá que nas relações humanas não é preciso que seja assim. Nem é bom que seja assim.

Eu uso como metáfora um rádio antigo – aqueles com o mostrador movido por um botão. Você tem uma estação no canto esquerdo, outra no canto direito e muitas outras entre as duas. Cada estação está numa determinada freqüência. Ao ser sintonizada, ela oferece seu conteúdo, sua programação, e tudo o que tem diferente das demais.

Assim também são as atitudes. Cada uma que escolhemos produz certa reação na pessoa a quem a dirigimos. Esta reação poderá ser positiva, negativa, branda... enfim, será como uma paleta de tons de uma mesma cor. Ela dependerá do modo como a atitude foi primeiramente "emitida" por você, e depois "recebida e interpretada" pela pessoa.

Portanto, investir tempo em conhecer os indivíduos com quem nos relacionamos é a chave para entendermos seu “funcionamento” frente às nossas atitudes. Quanto mais nos aplicarmos a esta ciência, mais previsíveis todos serão e, assim, diminuiremos nossas chances de errar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473