13 de mai. de 2008

AUTO-ESTIMA: UM CONCEITO MUITO SIMPLES

ABRAHAM SHAPIRO

Foi um adolescente quem disse: “Auto-estima é como a gente se vê. Se a gente se gosta ou não se gosta”. É uma forma muito direta e objetiva de definir algo que faz toda diferença na vida humana.

As pessoas estão preocupadas com as coisas materiais, mas se esquecem de desenvolver recursos que garantam a verdadeira felicidade. A auto-estima é um desses recursos.

Se virmos sob uma ótica profunda, concluiremos que a auto-estima nada mais é do que a capacidade de lidar com os percalços da vida. Veremos que ela se assemelha muito com o sistema imunológico do corpo humano. Você sabe que uma pessoa com imunidade plena não está 100% assegurada de que não irá contrair uma doença. No entanto, se acontecer alguma circunstância que coloque em risco sua imunidade, o corpo desta pessoa terá maiores chances de resistir.

Assim é a auto-estima. Ela é uma potencialidade poderosa que temos a nosso dispor para lidar corretamente com os problemas que nos advêm a cada momento ou que se somam ao longo da existência.

Ter auto-estima elevada não é a garantia de que problemas não existirão. Neste mundo, todos temos problemas, e eles existem como um dos meios que nos fazem crescer e amadurecer. Mas neste contexto é a auto-estima que nos torna hábeis em superá-los.

Quem tem alta auto-estima e a mantém sempre elevada não estará livre de tristeza, sofrimento ou decepções. Mas saberá como conviver com isso e, certamente, não colherá as más conseqüências destas adversidades.

Goste mais de si mesmo. Comece a ver-se de melhor forma, e você irá observar que muitos dos seus obstáculos deixarão de ser grandes e, por isso, mais fáceis de serem superados.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473