31 de out. de 2013

O TRABALHO INÚTIL DOS DOIS CAIPIRAS

ABRAHAM SHAPIRO

Um homem caminhava pelo campo quando avistou dois camponeses que davam duro debaixo do um sol escaldante de verão. Ao aproximar-se, observou que eles faziam algo um tanto esquisito. O primeiro abria um buraco na terra e imediatamente o outro o tapava. Então, ambos davam juntos um passo calculado, e repetiam a tarefa.
Não entendendo qual seria o propósito daquele exaustivo procedimento, o homem perguntou-lhes no que consistia seu trabalho. O que empunhava a enxada respondeu:
- “Sabe o que é, sinhô? Eu sou o Jão e esse aqui é o Tonho. Nóis trabalhamo em trêis, todo dia. Mas hoje o Zé ficou doente, e não veio. É ele quem joga a semente dentro de cada cova que eu abro na terra. Como a gente não queria ficar parado, tamo fazendo a nossa parte”.
Todo trabalho sem objetivo é vão.
Qualquer tarefa precisa ser clara e ter uma finalidade. Não sendo e não tendo, as pessoas não enxergarão razão em seu desempenho. E será inútil.
Do que depende qualquer realização profissional? Não da atividade em si, mas de “como” ela é feita e da parcela de esforço dedicado.
Um empresário de sucesso que empregava um grande número de pessoas disse-me, certa vez: “Se eu tivesse de selecionar um indivíduo tomando por base uma característica pessoal, eu me orientaria por seu amor ao trabalho e pela disposição em aceitar tarefas de modo a executá-las até sua conclusão, sem se importar se isso exigisse que fosse além das horas regulares da jornada. E acrescentou: “Cheguei à conclusão de que os indivíduos que fazem isso são aqueles que entendem completamente o que fazem”.
A prática revela que o valor do trabalho está na intensidade de seu desempenho e no alvo a ser atingido. O status da função ou a posição hierárquica pouco ou nada tem de dignidade ou grandeza. Mas é importante que se saiba que tudo se inicia no treinamento e no estabelecimento dos objetivos. É esta a dívida de todo empregador para com seu empregado!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473