21 de out. de 2013

AJA HOJE!

ABRAHAM SHAPIRO

Você pode criar uma empresa e dizer que tem cargo para todo mundo nela. Mas não é nada interessante que todos os membros da sua família olhem para a empresa como única opção de trabalho na vida.
Na medida em que um indivíduo abre mão de seu sonho e vai trabalhar na empresa do pai por falta de opção, a probabilidade maior é de que ele seja frustrado no futuro. Mais ainda. É provável que ele entre num processo de disputa de poder com os irmãos e outros herdeiros porque não é possível coexistir quatro presidentes e nem dá para todo mundo ser diretor por decreto.
O processo sucessório numa empresa familiar deve ser planejado levando em consideração as particularidades de cada grupo familiar e empresarial. De preferência, o processo deve ser iniciado com a presença do fundador da empresa e com a participação ou o aval de todos  envolvidos. É preciso que haja durante todo o processo um clima de diálogo para tratar dos conflitos já existentes e dos que poderão surgir.
Acima de tudo, os herdeiros devem ser conscientizados de que não vão herdar uma empresa ou uma máquina de realizar prazeres pessoais, mas uma sociedade composta por pessoas que não se escolheram. Assim, separar claramente os conceitos de família, propriedade e empresa é uma lição não apenas básica, mas imprescindível.
Durante este processo, o clima de diálogo é o segredo para um futuro pacífico.
Benefícios fortes como paz,  entendimento e harmonia não se conquistam apenas rezando ou fazendo votos. Dependem de preparo, de educação e de disciplina em doses leoninas para que aconteçam pelo justo bem de todos.
Você vê deste  modo? Se ainda não, que tal começar a preocupar-se em saber o que acontece nas principais organizações familiares e como alcançaram bons frutos na sucessão? É a sua chance de ver hoje o que talvez o futuro não lhe permitirá ver ou mesmo planejar.      
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473