3 de out. de 2013

PLANEJAR A SUCESSÃO COMO PREVENÇÃO ATIVA

ABRAHAM SHAPIRO

Quem possui um patrimônio está inquieto com uma pergunta: “Como passar a riqueza para as futuras gerações sem risco de maus investimentos e fraude?”
Dilemas legais e tributários, compra e venda de imóveis e governança de ativos são áreas cada vez mais compartilhadas entre as famílias e os executivos financeiros que as atendem – em bancos ou outras instituições.
Alguns private banks oferecem aos clientes serviços e produtos sofisticados nesta linha. Consultoria em planejamento patrimonial, por exemplo, é preocupação crescente entre brasileiros há quase uma década, e começa a se espalhar do Sudeste para as regiões Centro-Oeste e Nordeste do país.
Há bancos oferecendo consultoria em organização tributária, planejamento societário e sucessão patrimonial em combinação com aplicações em fundos de investimento, orientação para diversificação de moedas, letras de crédito imobiliário, seguridade e previdência, junto de soluções de crédito no país e no exterior.
A análise da estrutura patrimonial e o perfil de risco do cliente são a linha mestra do planejamento financeiro e tributário. Os bancos conjugam esta análise com as questões jurídicas, a governança patrimonial e o planejamento sucessório-fiscal.
No entanto, segundo o marketing destes bancos, não se trata da venda de produtos, mas de soluções oferecidas ao cliente com foco na perpetuação de valor. Por isso, há bancos cujo patrimônio mínimo para que atuem é de R$ 30 milhões.  
No passado, o investidor queria entender mais de risco e retorno. Hoje está mais preocupado com estrutura de proteção contra a fraude, riscos de crédito e governança corporativa.
Há também os bancos que atuam com visão “não exclusivamente financeira” impondo às famílias o desafio de conciliar seus integrantes sobre a gestão dos bens e ativos com preocupação em deixar um legado social a criar uma fundação ou instituto.
Acima de tudo, passar a riqueza às gerações futuras, na prática, começa pela contratação de advogados confiáveis e experientes, e outros especialistas na área do planejamento sucessório preventivo. 
Filosofando: “Toda prevenção presente construirá um futuro muito melhor e inteligente”... e no caso particular da sucessão, um futuro não litigioso.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473