8 de out. de 2013

A IMAGEM E O PODER DE UMA MARCA

ABRAHAM SHAPIRO


Você pode discordar, mas a sua marca “conversa” com o seu público a todo momento.  O desenho e a estética com que ela foi desenhada, os anúncios publicitários, o atendimento ao cliente, as vias e os modos como responde às reclamações, em qualquer uma destas manifestações uma imagem está sendo formada e fixada na mente das pessoas com quem  a sua marca interage.
Você pensa nisso? E se preocupa? Estou certo de que lamentavelmente a sua consciência fica tranquila só com aquela tradicional comunicação publicitária da sua empresa, não é mesmo? Mas não é assim.
Por exemplo. O atendimento transmite sinais importantes para a mente do seu público. Estes sinais contribuem para a construção de uma imagem consistente da empresa. Lembre-se que bom atendimento não é sinônimo apenas de satisfação do cliente, mas, sobretudo, de uma empresa cuidadosa, esmerada, coerente e organizada. Os benefícios disso? Valor adicionado ao seu negócio... Valor fantástico a mais.
Por maior que sejam os benefícios monetários que o seu plano de vendas proporcione aos seus clientes e parceiros, se o atendimento não corresponder às expectativas deles, o depoimento final sobre a sua empresa que eles darão será: “Ok... ali se faz bons negócios. Mas o atendimento é sofrível”. Os que ouvirem isso, terão a tendência de desenvolver uma rejeição que se assemelha a anticorpos do corpo humano, e não desejar viver uma experiência de consumo. 
E então? O que você me diz agora?
Tome todo este conjunto de visões e entenda o Banco Itaú. Eles adotam esta filosofia de cuidar da imagem há muito tempo. Promoveram um alinhamento coerente de todos seus pontos de contato com o cliente – das agências à sua comunicação digital. Isso lhes garantiu uma presença de marca única. Por isso, o reconhecimento da marca Itaú é imediato, tanto que a cor laranja tornou-se imagética. Quando vemos um filme publicitário utilizando intensivamente a cor laranja, antes mesmo de o anunciante se revelar, você e eu já sabemos de quem se trata.
Esta é a conquista de quem dá valor aos menores detalhes, e os interliga a todas as atuações possíveis.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473