25 de out. de 2013

PARE DE DESEJAR LÍDERES NA SUA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO


Gente! Parem de desejar líderes na sua empresa. Vocês precisam de gestores. Gestores eficazes.
Você tem algum aí? Gerentes eficazes são raros. Líderes eficazes, então... nem pense. O que você encontrará com facilidade são “pretensos líderes” – pessoas orgulhosas de suas posições extremistas, como: “Eu cuido da minha equipe”, ou “Se o pessoal não produz resultado, eu os faço produzir ou estão na rua”.
Para começar: o que um gerente autêntico e eficaz mais tem é “tempo”. Ele sabe administrar sua agenda de tal modo a ter sempre boas oportunidades para atividades como planejar, refletir, traçar estratégias e apoiar sua equipe.
Acima de tudo, a maior fração do tempo com que um gestor conta advém do fato da ótimo preparo de sua equipe. Ele mantém seu time bem treinado e pronto. Cada membro sabe resolver seus próprios problemas e, assim, ele não gasta seu próprio tempo com problemas que são dos outros. Aliás, uma das coisas que mais roubam tempo de um gerente é assumir responsabilidades de seus subordinados. Mas isto acontece especialmente porque ele não treina seu pessoal.
Funcionários sem habilidades desenvolvidas não dão conta de suas atribuições e não superam seus desafios. Criam dependência de quem lhes dê a mão sempre que precisam. E se acomodam com o “pronto socorro”. Quando lhes vem alguma dificuldade, apenas pedem ajuda. Pra quem? Para o gerente. E aí vem ele. Quando este gerente acorda para a bobagem que está fazendo, seu tempo está todo comprometido, sua equipe está derrotada, e logicamente, resultados a zero. Mas veja o que está acontecendo: os papéis estão todos trocados e confusos. Recuperar isto custa caro.
Muitas empresas já estão contratando um orientador individual para auxiliar seus gerentes em situações difíceis. A cura tem sido excelente.
A única coisa proibida é continuar achando que tudo vai se resolver sozinho com o passar dos dias. Não, não vai. Problemas de gestão são como peixe fora da geladeira. Ou você cozinha logo, ou ele apodrece.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473