7 de out. de 2013

FAMILY ROOM - A SALA DA FAMÍLIA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 07 de Outubro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Membros de uma mesma família podem viver em clima de isolamento, como numa ilha. Realidade bastante atual, aliás. 
Antigamente, os móveis da sala eram dispostos para que as pessoas se encontrassem e conversassem. Hoje, as salas são desenhadas para que todos apenas assistam à TV, e nada mais. O fulano vê uma partida de futebol e, enquanto mastiga algo, de vez em quando diz: “Que bela jogada”.  Isso é o mais significativo e inteligente que ele consegue exprimir.
Acontece que existe uma necessidade intrínseca ao ser humano. E ela se resume a “interagir com os demais”. Não para ver televisão. Mas para compartilhar coisas, ideias, intenções, planos e tudo mais com os outros. Sem isto, você e eu ficamos sós, ensimesmados.
Com a intenção de voltar aos tempos em que a família se reunia na sala para conversar, arquitetos investem em projetos mais incrementados com este fim. É uma categoria de serviços que tem até nome: Family Room, ou Sala da Família. Felizmente a iniciativa partiu de pais interessados em restabelecer relação com seus filhos. 
É claro que o projeto mantém num mesmo ambiente a tevê, o home theater e as diferentes mídias que chegam através da Internet. Eles sabem que para atrair os jovens e adolescentes não basta apenas um grande sofá ou uma mesa com vários lugares, por isso, convergiram diferentes mídias à sala, fazendo do espaço um ponto de convivência agradável a todos. Os atrativos agregam pais e filhos.
Percebe quanto isso é bom?
Se ao ler isto você deseja restabelecer um tempo especial para conversar, comece programando-se para um bate-papo com as pessoas de quem você mais gosta. Uma boa conversa é a oportunidade de explorar “mundos inteiros” – mundos reais, diferentes dos filmes, onde tudo é só ilusão.
A fala expressa os pensamentos mais profundos da alma. Palavras do coração entram no coração, e constroem conexões fortes, expandem o nosso mundo desde o natural até o sobrenatural, do ordinário ao extraordinário. 
Sem comunicação, nossas emoções se deterioram. Então, morremos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473