ABRAHAM SHAPIRO
Este terá de ser um
treinamento capaz de mudar pontos de vista. E lembre-se: só otimismo não faz
isto. Uma análise real de tudo o que eles ainda não veem, sim! Faça por eles tudo o que tiver o potencial de
fazê-los agir diferente do modo como agem hoje. Esta é a salvação.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
O que fazer com
uma equipe de vendas “viciada” e que, por este motivo, não atinge – por nada
neste mundo – o desempenho esperado?
Esta é uma
pergunta complexa e ampla. Mas carece de atenção, já que trocar todo o quadro
de profissionais não é fácil hoje.
É claro que
treinar e impor uma boa reciclagem sobre as técnicas de vendas e conhecimento
dos produtos é salutar. Atributos,
vantagens e benefícios sempre melhoram a visão de valor de cada item do mix de
produtos.
O gerente dessa
equipe poderá também promover uma análise das forças e fraquezas de clientes
efetivos e potenciais. Isto é claro e
óbvio, bem ao estilo de “canja de galinha e prudência só fazem bem”.
Mas as chances
deste treinamento ser mais um daqueles que só queimam dinheiro, enquanto a
“aca” das vendas medíocres prossegue.
Se a equipe já
atua há algum tempo com baixa performance, o problema não é falta de
conhecimento. O obstáculo está, sim, no negativismo, na miopia, nos vícios de
pensamento e nos julgamentos pressupostos que povoam a mente de cada um. Estas
são as “amarras” que eles impuseram sobre si. E são elas as causas da derrota destes
homens e mulheres. Metaforicamente, há um “vírus” que se instalou em seu modelo
mental que os infectou com desculpas porque o cliente não compra, os “nãos” que
receberam – e com os quais não sabem lidar –, a falta de capacidade analítica
de novas possibilidades e de novas abordagens etc.
O que fazer então?
Trabalhe para
mudar a cabeça deles. Se hoje eles estão estagnados e monótonos, aborde o que
eles já não conseguem ver: julgamentos
positivos, inspirações que produzem atitudes mais ousadas e desejo de viver uma
“aventura” com coragem. Tem de ser algo poderoso. Se não, o efeito pode ser
nulo. Mostre que a laranja ainda não foi espremida e tem muito caldo a
dar.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473