11 de out. de 2013

UM PLANO PARA RESOLVER CONFLITOS É IMPRESCINDÍVEL

ABRAHAM SHAPIRO

Os maiores especialistas em gestão afirmam que criar estratégias para preservar os negócios no futuro é um dos principais desafios para as empresas familiares. 
Quantas companhias familiares, das que você conhece, têm um plano de resolução de conflitos na família ou um planejamento de longo prazo? Você talvez dirá: nenhuma. Não está errado. Eu conheço apenas duas aqui onde vivo. Todas as demais apenas rezam para que tudo vá bem amanhã. Será que resolve?
Outros problemas muito comuns a empresários que trabalham ou não com parentes são:
  • o recrutamento de funcionários especializados,
  • o controle do fluxo de caixa e
  • a organização de processos de fabricação e atendimento.
É importante criar acordos prévios entre os acionistas e montar um conselho de família para garantir a resolução de possíveis embates. Para isso, a contratação de um gestor profissional, sem o sobrenome dos líderes, ajuda a resolver sérias pendências.
O ponto a que eu desejo chegar é a advertência de que a competitividade só se manterá se as famílias entenderem a importância da capacitação de seus membros, especialmente os que atuarão como gestores qualificados e/ou acionistas comprometidos com o negócio. O segredo é manter um modelo de gestão apropriado a cada geração com um plano de sucessão para os próximos líderes.
As empresas que contrataram gestores profissionais para dirigir o negócio se saíram muito bem, ainda que  não existam evidências práticas que garantam que esses executivos sejam mais eficientes do que os líderes familiares. Mesmo assim, a organização e a família precisam estar "maduras" para operar com o modelo de administração compartilhada. De nada adianta contratar o melhor executivo se os parentes continuam à frente das decisões, interferindo em questões operacionais.
Na verdade, na maioria dos casos que vivi ou acompanhei, não foi o líder externo que falhou, mas o grupo familiar que não estava preparado para deixá-lo trabalhar.
Enquanto os familiares confundirem controle com fiscalização à base de desconfiança, ninguém poderá fazer nada de eficiente na gestão da empresa. Para ser franco, nem milagres resolvem.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473