1 de out. de 2013

COMO ACABAM AS EMPRESAS FAMILIARES

ABRAHAM SHAPIRO

O que é, o que é: “A primeira geração constrói, a segunda ‘colhe os frutos’, e a terceira acaba com o que restou?” Resposta: uma empresa familiar!
Manter vivo um negócio familiar é, talvez, a tarefa mais difícil do mundo dos negócios. O índice de mortalidade dessas empresas sugere isso.
Mas quais os motivos?  
Um deles é a falta de organização.
O outro é o despreparo dos herdeiros e sucessores.
Há remédio pra isso? É claro que sim. E ele tem dois nomes: planejamento e orientação. Planejar os passos para a profissionalização da empresa  e orientar os herdeiros o mais rápido possível.
Uma boa consultoria ajuda muito. O planejamento bem conduzido da profissionalização exige que o dono divida responsabilidades pelas decisões e compartilhe informações importantes com profissionais que, aos poucos, vão integrando a empresa.
Não há outra saída. Os fundadores ou atuais gestores do negócio familiar desorganizado tendem a acreditar que o tempo fará tudo ficar bem. Só não sabem como. Quando se afastam ou morrem, a empresa fica nas mãos de quem pouco ou nada aprendeu sobre ela, e o valor que se levou décadas para adicionar a ela se dispersa como palha seca ao vento.
Quanto à orientação aos descendentes, uma das ações mais eficazes é colocá-los em contato com herdeiros e sucessores de outras empresas para a troca de experiências, até porque isto facilita o relacionamento com gente que enfrenta problemas parecidos. Não se trata de apenas fazê-los frequentar um curso superior, pós graduação ou um MBA internacional. É preciso mais do que isso.
Fique atento para um workshop de orientação a herdeiros que estaremos promovendo nos próximos meses em Londrina. Esta será uma oportunidade importante  tanto para a informação quanto para a troca de experiências com jovens que estão em fase de sucessão em empresas familiares da região.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473