14 de out. de 2013

O PUXA-SACO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14 de Outubro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Cada personalidade saudável é única no mundo. Entender esse atributo é fundamental e decisivo para a gestão de pessoas e para a liderança.
No entanto, em meio a tantos modos diferentes de ser, um tipo especial se destaca e, infelizmente, faz-se presente em todos segmentos da sociedade, especialmente nas empresas – não importa o tamanho. É o famoso e odiável puxa-saco.
Parei para pesquisar a origem do termo. Descobri que vem da Marinha. Todo marinheiro tem um saco onde são guardados seus pertences e roupas. Quando se muda de um navio para outro, aquele que deseja ajudar os colegas transporta sua própria bagagem e puxa, literalmente, o saco de roupas dos demais. Daí a expressão passou a ser empregada com referência a quem se coloca na condição de bajulador.
Puxa-saco, no ambiente corporativo, é o cara que faz tudo para parecer bonzinho a seu patrão ou chefe.  Ele é um adulador servil.  Em sua meta pessoal de ganhar confiança, crescer na empresa ou obter aumento salarial, ele age do modo mais reprovável nos manuais de comportamento corporativo.
Você o verá concordar com tudo que o chefe diz, trocando o sim pelo não à velocidade da luz. Ele será o primeiro a rir da piada imbecil do patrão.
Nas mídias sociais ele curte e comenta com louvores qualquer besteira postada pelo chefe.  Não há limites.  
Ele será capaz de ouvir atrás das portas em busca de fofocas. Se você se distrair no cafezinho, ele se sentará à frente do seu computador e, como quem não quer nada, irá vasculha os seus e-mails. Ele “joga verde” só para conhecer os seus pensamentos. E vive à custa de quem o escuta.
Agora que você já reconhece um puxa-saco, faltam apenas três características indispensáveis para que ele fique corretamente descrito. Todo puxa-saco é vaidoso, burro metido a sabido e, como é fácil entender, profissionalmente incompetente.
Cuidado com esse personagem. Ele já é um derrotado, pois, quem quer vencer, de fato, vence por seus méritos próprios.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473