15 de out. de 2013

O POSICIONAMENTO DE UMA MARCA

ABRAHAM SHAPIRO

Sabe qual é a coisa mais fácil de conseguir no mundo dos negócios?  É todo mundo sair em busca da mesma fonte. E daí? A fonte responde o mesmo para todos, o mercado começa a desacelerar por causa da semelhança entre as ofertas e tudo acaba mal para todos. Sim, pois, fazem tudo muito  igual, movidos por aquela famosa desculpa: “foi o cliente que pediu”.
Esta é uma dinâmica perversa que pode, inclusive, confundir falta de criatividade e incompetência com crise econômica ou queda de demanda.
Sabe qual é o atributo mais positivo entre as marcas poderosas? É a visão crítica e questionadora sobre o mercado. Só isto tem o poder de reverter a lógica perniciosa do “tudo igual” e a convicção tola de que para saber as necessidades do cliente basta perguntar a ele.
É preciso questionar e, se preciso for, contrariar o que o mercado diz.
Quando a sua marca conhece seu mercado e atua nele com um propósito objetivo, então haverá condições concretas de criar e propor “o novo” e “surpreendente”. Não é isso o que os clientes esperam?
Houve um tempo em que se pensava em cosméticos como algo que devia fazer falsas promessas.  A Natura questionou isso e criou uma inovação: “Verdade em cosmética”.
Não se tratava de um mero posicionamento.  Era uma convicção com que a empresa inteira se envolveu.  Com o lançamento de seu creme Chronos, a empresa contratou modelos reais para a campanha:  mulheres mostrando suas idades e falando de benefícios verdadeiros de um creme antissinais, não “anti-idade”.
Anos mais tarde, quando a marca concorrente Dove iniciou uma campanha parecida, pela “Real beleza”, já não se tratava mais de uma inovação.
Marketing é coisa séria. Requer profissionais que vivem e conhecem a marca – não só o mercado.
Posicionamento é, na verdade, a profissão de fé de valores incontestáveis de uma marca. Para os que veem apenas um slogan, a pena será a eterna insignificância e a perda de mercado para os que mantêm a autocrítica e o questionamento das regras gerais.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473