ABRAHAM SHAPIRO
Posicionamento é, na verdade, a
profissão de fé de valores incontestáveis de uma marca. Para os que veem apenas
um slogan, a pena será a eterna insignificância e a perda de mercado para os que
mantêm a autocrítica e o questionamento das regras gerais.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Sabe qual é a coisa mais fácil de conseguir
no mundo dos negócios? É todo mundo sair em busca da mesma fonte. E
daí? A fonte responde o mesmo para todos, o mercado começa a desacelerar por
causa da semelhança entre as ofertas e tudo acaba mal para todos. Sim, pois, fazem
tudo muito igual, movidos por aquela
famosa desculpa: “foi o cliente que pediu”.
Esta é uma dinâmica perversa que
pode, inclusive, confundir falta de criatividade e incompetência com crise
econômica ou queda de demanda.
Sabe qual é o atributo mais positivo
entre as marcas poderosas? É a visão crítica e questionadora sobre o mercado. Só
isto tem o poder de reverter a lógica perniciosa do “tudo igual” e a convicção
tola de que para saber as necessidades do cliente basta perguntar a ele.
É preciso questionar e, se preciso
for, contrariar o que o mercado diz.
Quando a sua marca conhece seu
mercado e atua nele com um propósito objetivo, então haverá condições concretas
de criar e propor “o novo” e “surpreendente”. Não é isso o que os clientes
esperam?
Houve um tempo em que se pensava em
cosméticos como algo que devia fazer falsas promessas. A Natura questionou isso e criou uma inovação:
“Verdade em cosmética”.
Não se tratava de um mero posicionamento.
Era uma convicção com que a empresa
inteira se envolveu. Com o lançamento de
seu creme Chronos, a empresa contratou modelos reais para a campanha: mulheres mostrando suas idades e falando de
benefícios verdadeiros de um creme antissinais, não “anti-idade”.
Anos mais tarde, quando a marca
concorrente Dove iniciou uma campanha parecida, pela “Real beleza”, já não se
tratava mais de uma inovação.
Marketing é coisa séria. Requer
profissionais que vivem e conhecem a marca – não só o mercado.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473