17 de out. de 2013

DEFINA "BOM DESEMPENHO"

ABRAHAM SHAPIRO

O que é um bom desempenho? Se você não definir com clareza e objetividade o padrão do resultado esperado de cada ação que pratica, você estará perdendo uma ótima oportunidade de ser melhor em tudo o que faz. Repito: em tudo o que faz. Absolutamente.
Quando você tem objetivos claros para si, a sua visão e a sua força têm onde se concentrar. O problema é que o contrário também é verdadeiro. Lembra do que disse o gato de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.
Um objetivo bem definido é aquele que descreve o que se deseja atingir, qual resultado obter, como atingi-lo etc. Tudo do modo mais sucinto possível. Caso ele seja extenso, faça a divisão em vários objetivos menores. Se você for experiente, tudo será mais fácil. Se não, busque capacitar-se. Leve em conta os possíveis erros que poderão ocorrer no percurso.
Aprenda com as falhas e não fique desapontado.  Olhe para os erros com positivismo. Descobrir as consequências dos erros ao mesmo tempo em que se testam os limites pessoais é o que os atletas fazem para se tornar campeões. Isto será também o seu trabalho em relação aos seus objetivos pessoais.
Por isso, esforce-se para não errar. Compare cada resultado atual obtido ao longo do processo com o resultado anterior. Liste os erros mais frequentes, analise-os.
Mais que tudo, busque melhorar sempre. E isto só é possível com esforço, fé e autoconfiança, isto é, visão própria de que você é capaz.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473