10 de out. de 2013

NÃO SE CONFORME APENAS COM A COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA

ABRAHAM SHAPIRO

Pense bem para responder: “A sua proposta ao público-alvo dos seus negócios é uma ‘experiência real’ em qualquer ponto de contato? Ou tudo o que você faz é apenas comunicação publicitária?”
Esclarecendo. A sua empresa, os seus produtos, a sua marca não são coisas que existem apenas na sua mente ou na dos seus gestores. Essas coisas não existem só para a sua realização pessoal. São ferramentas reais que precisam ir para o mundo a fim de mudar hábitos e comportamentos de clientes,  funcionários, investidores,  imprensa, entre outros.
Com o uso intensivo da comunicação, algumas marcas ou empresas ficam apenas no discurso ou na promessa.
Mas o que é, de verdade, o mundo real? É onde acontece a entrega concreta dessa promessa, isto é,  onde o cliente vivencia uma experiência que confirme, na prática,  tudo o que o seu discurso diz.
Um exemplo.
Uma escola local criou uma campanha publicitária fabulosa com que conquistou a simpatia de seu público divulgando seus valores educacionais. Com o tempo, começou aparecer um grande volume de reclamações do atendimento dos recepcionistas e áreas internas. Isto soou péssimo, pois conflitava com a comunicação dos valores. O cliente dizia: “O que ensinarão se o próprio atendimento carece de boas maneiras?”
Faça agora uma análise da sua empresa à luz da experiência que ela proporciona ao seu público – não só da comunicação. Olhe para todos os “pontos de contato” com clientes.  Encare a realidade de que as suas intenções e estratégias devem ser integralmente transmitidas a todos os funcionários. Isto é o mínimo para que eles se inspirem e se movam na mesma direção que você. 
Vá além da comunicação publicitária. Então você entenderá a importância da experiência do cliente. Não existe, aliás, outro caminho por onde você transforma a sua empresa num estilo de vida, num jeito próprio de ver o mundo e de estabelecer relacionamentos verdadeiros e perenes.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473