ABRAHAM SHAPIRO
Vá além da comunicação publicitária.
Então você entenderá a importância da experiência do cliente. Não existe,
aliás, outro caminho por onde você transforma a sua empresa num estilo de vida,
num jeito próprio de ver o mundo e de estabelecer relacionamentos verdadeiros e
perenes.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Pense bem para responder: “A sua
proposta ao público-alvo dos seus negócios é uma ‘experiência real’ em qualquer
ponto de contato? Ou tudo o que você faz é apenas comunicação publicitária?”
Esclarecendo. A sua empresa, os seus
produtos, a sua marca não são coisas que existem apenas na sua mente ou na dos
seus gestores. Essas coisas não existem só para a sua realização pessoal. São ferramentas
reais que precisam ir para o mundo a fim de mudar hábitos e comportamentos de
clientes, funcionários,
investidores, imprensa, entre outros.
Com o uso intensivo da comunicação,
algumas marcas ou empresas ficam apenas no discurso ou na promessa.
Mas o que é, de verdade, o mundo
real? É onde acontece a entrega concreta dessa promessa, isto é, onde o cliente vivencia uma experiência que
confirme, na prática, tudo o que o seu
discurso diz.
Um exemplo.
Uma escola local criou uma campanha publicitária
fabulosa com que conquistou a simpatia de seu público divulgando seus valores
educacionais. Com o tempo, começou aparecer um grande volume de reclamações do
atendimento dos recepcionistas e áreas internas. Isto soou péssimo, pois conflitava
com a comunicação dos valores. O cliente dizia: “O que ensinarão se o próprio
atendimento carece de boas maneiras?”
Faça agora uma análise da sua
empresa à luz da experiência que ela proporciona ao seu público – não só da
comunicação. Olhe para todos os “pontos de contato” com clientes. Encare a realidade de que as suas intenções e
estratégias devem ser integralmente transmitidas a todos os funcionários. Isto
é o mínimo para que eles se inspirem e se movam na mesma direção que você.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473