1 de nov. de 2013

O PODER BOMBÁSTICO DE UMA BOA HISTÓRIA

ABRAHAM SHAPIRO

Não há outro modo mais poderoso de comunicar e ensinar um valor do que através do exemplo. Sem dúvida. O segundo melhor é por meio de uma história atraente, forte, sábia e que se fixe na mente dos que a ouvirem.
Por exemplo. Apenas dizer: “Nós valorizamos a sinceridade”, não tem efeito. As pessoas ouvirão isso e não terão a concreta visão dessa afirmativa. Mas se você contar a história de um ex-funcionário que ao esconder um erro seu causou um prejuízo irreversível para a empresa, as pessoas concluirão por si que teria sido melhor que ele tivesse sido franco a respeito. A história terá conseguido isso!
No geral, hoje em dia as pessoas estão enjoadas do excesso de informação. Elas já acham que há conversa demais, fatos demais e abundantes palavras inúteis em todas as mídias. Elas preferem as ideias objetivas, aquelas que ensinam muito com poucas palavras.
Nessa direção, a imagem é algo poderoso. E toda boa história constrói uma boa imagem.
Além de tudo, existe um atrativo na inspiração. Quando há inspiração, as pessoas tendem a ser mais humanas e parceiras porque isso mexe com suas crenças centrais. Uma boa história fortalece a crença das pessoas e desperta a confiança nelas. Aliás, o método mais genuíno de influenciar pessoas não consiste em conseguir que elas façam o que você quer, mas o que elas acreditam que devem fazer. Uma vez que ouçam uma história inspiradora, elas a tomarão para si como uma crença sua. Valerá mais do que mil sermões, mil promessas ou aulas.
Quando a sua história for boa o suficiente, as pessoas saberão que podem crer em você.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473