23 de out. de 2013

VOCÊ SABE O QUE É "RESULTADO"?

ABRAHAM SHAPIRO


Remuneração por resultados – realidade em muitas empresas. Gestão por resultados – idem.  Mas uma pergunta simples é: será que as pessoas envolvidas nesses processos sabem definir resultado?
Muitos só fingem saber.  E vão “tocando” assim. Quase ninguém se sente confortável em confessar ignorância. É engraçado, porque pessoas sábias e humildes não se constrangem em confessar: “Desculpe, eu não sei isto. Pode me explicar?”.
Ok. Mas o que é resultado? Dinheiro? Não. Presença? Volume de venda? Lucro? Nada disso. E pode ser tudo isso.
O modo mais correto de definir resultado é: “a habilidade de dar uma resposta a um desafio”.
Explico melhor. Pense num desafio sobre uma pessoa imposto, por exemplo, pelo ambiente. A atitude que ela tomar em responder a este desafio irá produzir um resultado – satisfatório ou não.
Digamos que você tenha um compromisso às 9hs da manhã e deseje chegar a tempo. Se você estiver em S. Paulo, seu grande desafio é o trânsito caótico por volta das oito e meia, certo? Para alcançar o resultado de chegar na hora marcada, você deve responder à altura deste desafio. Como? Uma das formas – se você não tiver um helicóptero – é sair bem mais cedo de casa. Quanto tempo? O suficiente para suplantar o desafio do trânsito às oito e meia no trajeto a ser percorrido.
Se o desafio for muito maior do que a sua habilidade de dar uma resposta, o resultado não será satisfatório.
Esta é a razão porque se submetem funcionários a treinamentos objetivos. Uma vez capacitados e qualificados, sua capacidade de emitir uma resposta aos desafios profissionais que lhe sobrevirão será ampliada. Assim, ele terá sucesso produzindo resultados crescentes de qualidade. Por outro lado, sem capacitação a resposta que ele está habilitado a dar será menor que o desafio. Aí, ele ficará a dever. Seu resultado final será negativo.
Uma observação importante é que todo mundo deseja produzir resultados positivos. Para isso, ou se reduz o desafio ou se aumenta a habilidade de resposta.
Faça a sua escolha e passe, enfim, a vencer! Ou continue amargando derrota atrás de derrota frente às situações da sua vida, tendo que encontrar culpados que nada têm a ver. É isso o que você quer?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473