21 de out. de 2013

COMO SUPERAR A SUCESSÃO COM GRANDEZA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 21 de Outubro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

Foi da boca de um filho cujo pai queria fazer dele seu sucessor na empresa da família que eu ouvi isto: “Sr Shapiro, eu me sinto incapaz de prosseguir o que meu pai começou”.
Este sentimento surgiu à medida que ele percebeu a natureza do problema que a empresa significa perante toda a família e o mercado. Ele se sentiu incapaz de contribuir efetivamente, pois começou a imaginar que teria de superar o pai ou, no mínimo, ser igual a ele.
Eu lhe mostrei que esta ideia de “ser igual” é impossível pois todos seres humanos são diferentes entre si. Cada um tem seu próprio estilo – até de administrar.
Aquele rapaz via o pai como um indivíduo forte, dinâmico,  criativo e conhecedor das "manhas" do negócio. Mas o pai nunca lhe deu oportunidade de decidir absolutamente nada na empresa. Perdeu chances incríveis de treinar o filho.
Nessas condições, que chances o filho tem? Agora, ele só poderá tornar-se um sucessor de sucesso se:
·   Primeiramente, o pai entender os componentes psicológicos dessa trama. Caso não tenha como entende-los por si mesmo, ele precisa contratar uma consultoria confiável e especializada que o auxilie
·        Segundo, entender que o filho precisa de orientação. Aliás, não só o que ele pensa ser seu sucessor, mas igualmente os outros filhos herdeiros.
Tudo carece de lucidez. Sem luz, as pessoas permanecem nas trevas da ignorância sonhando com situações que jamais acontecerão.
Você tem uma empresa? Então comece a incentivar os seus filhos a frequentá-la. Não só. Motive-os a participar de encontros de sucessores e herdeiros para a troca de experiências. Há muitas oportunidades em várias cidades do país.
Mas acima de tudo, abra a sua cabeça para a modernidade e assuma que, sem instrução, seu sucessor ficará perdido, e seus herdeiros tenderão a queimar tudo o que você juntou à custa da sua própria vida.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473