4 de out. de 2013

AS DUAS COMPONENTES DE UMA HERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO


No topo da lista das preocupações dos dirigentes de empresas familiares está a sucessão.  É claro. Quase tudo o que o homem constrói inclui o desejo da perenidade.  A empresa mais ainda. A menor delas nasceu da intenção de que torne-se um mini império.
Cada empresário sucedido espera e deseja que seu sucessor a leve para muito além das fronteiras que o impediram de ir adiante.
Mas antes de se pensar em sucessão, há muito o que fazer pelos descendentes. Um dos grandes desafios consiste em desenvolver neles a verdadeira percepção patrimonial. Apesar do imenso valor desta fabulosa conquista, ela é desprezada pela maioria dos atuais dirigentes.
O que é percepção patrimonial?
Ela começa pelo entendimento de que uma herança se compõe de duas variáveis distintas.
A variável visível é o “LEGADO FÍSICO”, ou seja, a empresa – ou empresas –, a riqueza líquida, os imóveis, as ações e tudo o que se juntou ao longo das gerações anteriores até o tempo presente.
A segunda variável é o “LEGADO IMATERIAL”. Estes são outros elementos.  Quais? É a importante herança sócio-político-relacional. Incluem-se aí os conhecimentos, as experiências, os valores, os princípios, a tradição religiosa transmitida e outros itens abstratos.
Assim como o corpo e a alma formam um ser humano, a riqueza também faz-se de um elemento físico – os bens – e de um elemento impalpável. Entender a profundidade e a importância de ambos é o primeiro passo para esta desejável e terapêutica “percepção patrimonial”.
Tudo o que pode ser tocado, medido, avaliado – em reais ou dólares –, é muito diferente daquelas coisas que não têm preço, mas valor.
Eu já vi fortunas e patrimônios serem tomados, invadidos ou transformados em cinzas. Mas o que  salvou e manteve os descendentes ligados a suas raízes de bravura e decência, a ponto de motivá-los a reconstruir a riqueza da família por si mesmos, foi o legado imaterial concedido criteriosamente por seus pais e antepassados.
Enfim, resta-me considerar que a maior e mais valiosa herança para a próxima geração consiste em desenvolver nela a capacidade de olhar para o ordinário e enxergar o extraordinário.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473