30 de out. de 2013

O QUE RESTA DEPOIS DE CHUTES

ABRAHAM SHAPIRO


Dale Carneghie em seu famoso livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” disse: “Se você quer mel, não chute a colmeia”.
Ele não apenas tinha razão. Dale Carneghie sintetizou nesta simples frase um princípio tão profundo quanto o oceano e tão fantástico quanto o universo infinito no que tange às relações humanas. Quaisquer relações.
“Se você quer mel, não chute a colmeia” não é um pensamento proverbial. É uma regra prática. Uma atitude cujo poder transforma pessoas, lugares e mundos inteiros.
Ao longo da minha vida de trabalho conheci empresários, chefes, encarregados, pais, maridos, esposas e profissionais de todas as áreas que não conseguiam controlar suas emoções e afloravam desequilíbrios mentais como o suor de seus corpos.
Desfaziam-se de pessoas que se esforçavam por bom desempenho. Desprezavam atitudes leais e fiéis de membros de suas equipes ou familiares. Rebaixavam a inteligência de colegas e subordinados e, como desculpa pela expressão pública de suas mazelas, fixavam-se em números aos quais davam o nome de “metas” ou “objetivos”.
A qualquer um que os questionasse, havia uma só resposta: “Estou em busca de resultados, e esse pessoal todo é incompetente”.
É triste presenciar as cenas que eu vi de perto e constatar a nítida humilhação estampada na face daquelas vítimas.
A pergunta revoltante que fica no ar é: “Como estes filhos, funcionários ou parceiros suportam tal nível de desumanidade e desfaçatez?”
Não há resposta plausível. Porém, sabe o que muitos dizem? “Tenho esperança de que ele mude, um dia”; “Ele é meu pai”; “Ela é a mãe dos meus filhos”; “Eu preciso do emprego, tenho família para alimentar”...
A verdade exata e justa a ser dita a qualquer um desses déspotas é uma só: “Se você quer mel, não chute a colmeia”, pois cedo ou tarde, a situação favorável sobre a qual você se arroga irá converter-se em crise. E então, em lugar da doçura de todos com quem você sempre recusou-se a contar, restará apenas a amargura e a dor do veneno das picadas daqueles a quem você chutou.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473