16 de out. de 2013

FALE, EXIJA E COMANDE... MAS FAÇA UM PLANO

ABRAHAM SHAPIRO

Eu assisti a uma cena medonha esta semana. O que você acha? Ei-la:
Um alto gerente reuniu os colaboradores de sua empresa para anunciar uma grande mudança de rumo. Disse que passarão a perseguir metas mais arrojadas. A reunião durou cerca de noventa minutos.
- “Vamos reduzir o uso de bancos em 40% no ano que vem” 
- “Vamos aumentar a nossa produtividade” 
Estas são apenas duas das muitas afirmativas aplaudidas por todos. Exceto eu. Por quê? Ele não disse nada sobre um plano. Nem tampouco nomeou responsáveis por quaisquer dos objetivos instituídos.
Definir expectativas que levem a um desempenho máximo é coisa que executivos sabem fazer bem. Exigem, estabelecem e até orientam suas equipes mostrando para que lado fica o Norte. Mas isso qualquer bússola faz. E como disse Abraham Lincoln, saber onde está o Norte não basta para se chegar lá. O mais importante é saber quais precipícios, montanhas e vales estão no caminho para serem superados.
De nada adianta você repreender os responsáveis da qualidade pelas reclamações que chegam de clientes. Não haverá melhoria alguma. Defina junto deles um plano para que o problema seja superado. E em seguida: nomeie responsáveis por este plano.
Dizer o que deve ser feito e insinuar que “é possível” será tão inútil quanto água com açúcar para curar um ataque nervoso.
Vá por mim! Defina o que precisa ser feito.  Saiba aonde se deseja chegar. E depois, sem ansiedade, conduza a elaboração de um plano factível e viável para que a meta seja alcançada. Tudo de que as pessoas menos precisam é que você chegue dizendo: “Precisamos acelerar o processo. Mexam-se!”.
Se faltar capacitação, capacite. Se os players não estiverem alinhados, alinhe-os.  Apenas não agrave mais a situação com pressões e datas impossíveis pois, com isso, o máximo que você conseguirá é decepção e frustrações.
É isso o que você quer?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473