23 de out. de 2013

QUANDO GRITAR POR SOCORRO PODE NÃO AJUDAR MAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Há um mito que você deve conhecer. Se alguém jogar um sapo dentro de uma panela de água fervente, ele irá pular fora e se salvar. Mas, se colocá-lo na água fria e aquecê-la aos poucos, ele não perceberá a mudança de temperatura, e morrerá cozido.
Os anfíbios sobrevivem em diferentes ambientes sem precisar se proteger. A natureza do sapo ajusta a temperatura de seu corpo tomando por base o ambiente. Dentro da panela com água fria, ele se adapta até que, aquecendo aos poucos, chegue ao limite da sua capacidade. Aí seus órgãos já cozeram e, sem poder reagir, ele morre.
A temperatura do corpo humano é de mais ou menos 37ºC. Ela permanece constante em qualquer ambiente. Por isso, no frio precisamos de uma blusa, e no calor, de uma piscina para nos refrescar.
A história do sapo cozido é um exemplo incrível de comodismo.
As pessoas se acomodam às mais diversas situações. Porque é fácil. Elas não observam as condições, não questionam as perspectivas, não suspeitam de suas falsas esperanças... e assim se adaptam ao meio à sua volta com a máxima permissividade, deixando de enxergar detalhes nocivos. Então, quando se dão conta, já estão completamente absorvidas pelo meio. E, enfim, sem poder reagir, morrem.
Quer um caso prático? Responda rápido: “Você é capaz de perceber que isso esteja ocorrendo com você ou com a sua empresa?” Se sim, pule fora agora! Se esta pergunta lhe parecer absurda, cuidado! Uma das possibilidades é de que a coisa pode realmente estar feia para o seu lado. Quando você se der conta, talvez já não lhe reste tempo nem de gritar por socorro.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473