1 de ago. de 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS ENTRE SÓCIOS



ABRAHAM SHAPIRO
Não é falta de educação conferir um montante em dinheiro que se recebe na presença de quem o pagou. Ao contrário. É uma regra de fineza. E a premissa em que isso se baseia é que errar é humano. Caso tenha havido algum erro por parte do pagador, a situação será resolvida no mesmo instante, debaixo de seus olhos, sob seu testemunho.
Igualmente, entre sócios é dever de ambos dar vistas às contas que se referem às áreas sobre as quais cada um atua. Dever e direito. O fruto mais doce que se colhe desta prática é a paz. E a paz não tem preço.
A verdade é que as pessoas são diferentes entre si. Seus valores também. A opção de não conferir as contas do outro como prova de confiança pode não significar o mesmo para ele. Quando o segundo solicita uma prestação de contas ao primeiro, este se sente traído, pois julga tratar-se de um ato de desconfiança, quando pode não ser.
É comum ouvir empresários dizerem sobre seus associados de empresa: “Durante anos eu não manifestei necessidade alguma de conferir o que ele fazia, agora ele exige que eu o faça?!” Mas aos olhos do segundo sócio isto pode ser mera situação de ordem ou dever para com a própria empresa.
Visões diferentes, valores diferentes, atitudes diferentes.
O que fazer, então? O melhor senso é adotar a praxe das reuniões de prestação e consolidação de contas entre todos os sócios. Elas podem acontecer mensalmente. Cada um prepara um demonstrativo para apreciação dos demais. Com isto, as atividades do mês seguinte se iniciam  com total isenção de dúvidas ou pendências.
É inteligente e, esteja certo, um santo remédio para proporcionar ótimas noites de sono e longa vida para todos os envolvidos!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473