10 de ago. de 2012

FIQUE DENTRO DO QUADRADO, MAS PENSE MELHOR




ABRAHAM SHAPIRO


Conheci o diretor de uma empresa que era inepto e incompetente ao mesmo tempo. Uau! Esta conjunção é verdadeiramente trágica para qualquer negócio. Mas naquele caso, nem tanto, pelo menos enquanto tiverem dinheiro para cobrir os prejuízos que resultam das loucuras daquele diretor – um herdeiro mal preparado e teimoso.
O que ele melhor fazia era repetir chavões. Um dos que ele gritava para seus subordinados era: “Saiam do chiqueiro, pessoal! Pensem fora do quadrado”.
E eu perguntava para os meus botões: “Quem é que sabe, de fato, fazer isto?”
Em vez de pensar fora do quadrado, não seria melhor dar um quadrado maior a partir do qual fosse possível criar novas visões e inovações?


Eu nunca gostei de pensamentos prontos e indiscutíveis. Minha formação teve uma característica que hoje reputo como riqueza a ponto de tê-la passado para meus filhos como legado: sempre tive o hábito de discutir –  o tempo todo. Eu adoro argumentar. Sem discussão, não há avanços. Se alguém põe uma barreira  diante de mim, eu não paro simplesmente até que a removam de lá. Eu primeiro tenho a audácia – ou talvez insolência – de questionar. Para mim, argumentar e discutir a fim de buscar soluções melhores é um ganho para o mundo e para a vida.
Dizem que Einstein certa vez afirmou: “Se eu tivesse uma hora para salvar o mundo, passaria 59 minutos definindo o problema e 1 minuto procurando soluções”. Einstein estava certo, pois, discutir e definir um problema conduz automaticamente à solução. Torna-se mais fácil resolvê-lo. Na minha experiência em consultoria, no entanto, vejo que as empresas  gastam os 60 minutos procurando soluções para problemas que não importam ou não existem.
Desafios bem definidos orientam os esforços, diminuem as limitações de modo útil e, no fim das contas, ampliam as dimensões do quadrado. E não é isto o que realmente importa?
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473