9 de ago. de 2012

O TEMPERO ESSENCIAL DA REALIZAÇÃO




ABRAHAM SHAPIRO

Para uma imensa maioria de empresários, sua empresa é um meio para fazerem fortuna, e não um fim. Por isso, eles nunca chegarão a realizar nada de grandioso, porque seria preciso que o negócio fosse o fim, e não o dinheiro.
É claro que toda empresa só se move pelo lucro. Mas ganho real, força de marca, valor de produtos não se alcançam quando o alvo é fazer riqueza.
A vida ensina isto. Tudo o que é feito para se alcançar outra coisa, torna-se parcial.  Em qualquer área a verdadeira excelência só pode ser atingida quando aquilo que se faz é produzido em função de si mesmo, e não como meio para se chegar a outros fins.
Do que estou falando? De paixão.
A maior parte das empresas familiares é um exemplo disso. O pai pobre, um dia sonhou com um negócio. Lutou com sacrifício e implantou-o. Depois, suou sangue para melhorá-lo a fim de  conseguir produtividade e qualidade, até que, o efeito do trabalho duro foi uma marca conhecida. Como consequência, isto se converteu em riqueza.
Quando seus herdeiros assumem, o que eles sabem sobre o esforço que o pai demandou  em edificar a empresa? O que sabem sobre o combustível que fez este empreendimento tornar-se grande ou importante? Eles olham e o que veem? Apenas uma máquina deixada pelo pai para continuar produzindo dinheiro – um tipo diferente de caixa eletrônico.
Os representantes comerciais – que no começo chegaram como amigos –, os clientes – antes fidelizados com benefícios verdadeiros –, os fornecedores – antigos parceiros de horas difícieis –, agora são meras partes de uma relação fria e interesseira. Por quê? Não há mais a paixão. Ela desapareceu.
Se você se identifica com algo do que digo, pense na paixão. Sinta paixão pelo seu trabalho. Sem ela, você poderá até ganhar muito dinheiro, mas será um ganho sem sabor, sem lastro e sem sentido. Agora me responda: quanto vale tudo isto?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473