3 de ago de 2012

O NOCAUTE DA NIKE



ABRAHAM SHAPIRO
Quem é a patrocinadora oficial das Olimpíadas? A Adidas. Eles surpreenderam os britânicos com a visita de David Beckham em uma cabine de fotos num Shopping Center. Frissom total. Beckham é considerado um dos maiores ídolos da torcida inglesa.
Em contrapartida, a Nike, que não tem nenhuma participação oficial nestes jogos, não ficou de fora.
O que a Nike fez? Revelou, dois dias antes da abertura dos Jogos, sua campanha global com uma abordagem totalmente contrária.
Pois é. Ela deu um nocaute na concorrente com um filme "anti-olímpico" que valoriza o esforço dos atletas amadores e mostra as "várias Londres" que existem pelo mundo. Foi um sucesso tremendo.
O filme, que chama “Find Your Greatness” – “Encontre a Sua Grandeza” –, destaca o esforço e vontade dos atletas amadores ao redor do mundo, onde qualquer lugar pode parecer-se com uma praça olímpica imaginária.
Essa estratégia, aliás, não é novidade quando se fala da Nike. Ela já faz precisamente isto com a Copa do Mundo, sendo reconhecida no final de cada edição como a principal patrocinadora mesmo não dando um único tostão para a FIFA.
Onde quero chegar?
Você que me lê neste momento e vibra com soluções brilhantes e baratas como esta, pare um pouco e avalie; repense o seu pessoal de marketing – seja interno, ou uma agência externa. Cuidado com charlatães. É fácil identificá-los. Eles falam uma língua que você não entende, são craques em dar boas explicações para ações que nunca funcionam, e custam caro.
Mas não se desespere. Há profissionais sérios. Quer descobri-los? Tome referências. Todas possíveis. Conheça as soluções extraordinárias e práticas que eles tenham criado para outras empresas.  
Só não vá assinando compromisso com quem lhe deixará arrependido para o resto da vida.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473