8 de ago. de 2012

FALAR SEM PARAR



ABRAHAM SHAPIRO


A garotinha ficou inquieta com o sermão do pregador que se arrastava por mais de uma interminável hora. De repente, ela se vira para a mãe e sussurra:
- Mãe, se dermos o dinheiro agora será que ele nos deixa ir embora logo?
Pequenas histórias como esta sempre trazem um fundo de moral. Eu conheço pessoas que se acham importantes demais, sábias demais, necessárias demais e que, por isso, monopolizam o tempo em favor de falar, falar e falar.
Uma delas é chefe numa pequena empresa numa cidade do interior. Por não reunir as competências suficientes para o cargo e fazer dele apenas seu ganha-pão, este chefe nutre uma necessidade escandalosa de “aparecer” em todas as ocasiões e eventos da empresa. Seja o que for, lá está ele a meter o bedelho e a opinar sobre tudo e todos.
Se ele conhece o assunto, fala. Se não conhece, também fala. E aproveita para atacar verbalmente as pessoas diante de seus colegas e subordinados.
Quando seus discursos começam, todos se vestem do mesmo sentimento visível daquela garotinha disposta a dar dinheiro para que o pregador a deixasse livre da tortura do sermão. Os pobres funcionários da empresa estariam verdadeiramente dispostos a pagar o que fosse para que o chefe se calasse e os deixasse fazer seu trabalho.
O nome disto é prolixidade – falar sem parar e sem qualquer objetivo.
A cura da prolixidade está em ter consciência de que quem tem muito a comunicar utiliza poucas palavras. Quem muito sabe, expressa-se breve e assertivamente. Um coração satisfeito não precisa se aparecer.
Você viverá muitos anos e, se ainda não observou, verá que só as pessoas vazias se impõem pelo muito falar ou pela força. É que o vácuo interior que elas sentem produz uma sensação de morte. Daí, elas falam – não importa o que. É só mesmo para se sentirem vivas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473