ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Definitivamente, é preciso ter a
consciência ligada na maior verdade do marketing. Uma marca não é apenas um
nome, um logotipo e um slogan de posicionamento. Ela constitui a percepção
predominante das pessoas quando expostas aos produtos ou serviços que portam
esta marca.
Para os que ainda não notaram, uma
marca é a reputação que permanece depois das experiências reais de consumo.
Por mais que a empresa tenha os
melhores profissionais de marketing desempenhando seu papel, nenhuma estratégia
é capaz de “salvar” um produto ou um serviço ruim. É a experiência dos clientes
que conta. Se ela for distinta da imagem transmitida pela propaganda, o que
predomina é o depoimento dos clientes insatisfeitos.
O cliente mede, o tempo todo, a
capacidade da empresa gerar os benefícios que ele procura. Ele quer encontrar
esses benefícios. E paga por isso.
O benefício de um sabão em pó, por
exemplo, está no produto em si, representado por sua marca. Não importa qual a
empresa que o produz.
Já com um salão de beleza não é
assim. O nome e o logotipo podem estampar uma placa maravilhosa e os aventais
dos funcionários. Mas o que voga, de fato, é o serviço prestado. O tratamento e
o resultado final devem estar acima do satisfatório. Só assim o conjunto será
positivo.
E quanto mais profissionais
estiverem envolvidos no serviço, mais complicado torna-se alcançar a satisfação
do cliente. É o caso de restaurantes e hotéis.
Ouça uma coisa e pare de procurar
pelo em casca de ovo nos seus negócios. Todos os seus clientes estão dispostos
a pagar mais por um serviço excelente. E quem ainda não é cliente, também.
Portanto, não invente coisas. Trate de treinar o atendimento pessoal, ao
telefone, via Internet e de todas as outras modalidades que a sua organização
se propõe a prestar. Só assim você terá a sorte de fechar os melhores negócios
e deixar definitivamente os seus concorrentes para trás.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473