24 de ago. de 2012

A VERDADEIRA FORÇA DA SUA MARCA

ABRAHAM SHAPIRO

Definitivamente, é preciso ter a consciência ligada na maior verdade do marketing. Uma marca não é apenas um nome, um logotipo e um slogan de posicionamento. Ela constitui a percepção predominante das pessoas quando expostas aos produtos ou serviços que portam esta marca.
Para os que ainda não notaram, uma marca é a reputação que permanece depois das experiências reais de consumo.
Por mais que a empresa tenha os melhores profissionais de marketing desempenhando seu papel, nenhuma estratégia é capaz de “salvar” um produto ou um serviço ruim. É a experiência dos clientes que conta. Se ela for distinta da imagem transmitida pela propaganda, o que predomina é o depoimento dos clientes insatisfeitos.
O cliente mede, o tempo todo, a capacidade da empresa gerar os benefícios que ele procura. Ele quer encontrar esses benefícios. E paga por isso.
O benefício de um sabão em pó, por exemplo, está no produto em si, representado por sua marca. Não importa qual a empresa que o produz.
Já com um salão de beleza não é assim. O nome e o logotipo podem estampar uma placa maravilhosa e os aventais dos funcionários. Mas o que voga, de fato, é o serviço prestado. O tratamento e o resultado final devem estar acima do satisfatório. Só assim o conjunto será positivo.
E quanto mais profissionais estiverem envolvidos no serviço, mais complicado torna-se alcançar a satisfação do cliente. É o caso de restaurantes e hotéis.
Ouça uma coisa e pare de procurar pelo em casca de ovo nos seus negócios. Todos os seus clientes estão dispostos a pagar mais por um serviço excelente. E quem ainda não é cliente, também. Portanto, não invente coisas. Trate de treinar o atendimento pessoal, ao telefone, via Internet e de todas as outras modalidades que a sua organização se propõe a prestar. Só assim você terá a sorte de fechar os melhores negócios e deixar definitivamente os seus concorrentes para trás.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473